Obesidade: Técnicas cirúrgicas


Por filipe
27 de janeiro de 2020

Bypass Gástrico

O tratamento da obesidade pode ser realizado utilizando-se algumas técnicas cirúrgicas e, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, a técnica mais utilizada no Brasil atualmente é o Bypass Gástrico (palavra originada do inglês e que significa desvio).

Esta intervenção cirúrgica consiste na criação de um pequeno reservatório gástrico por meio do grampeamento do estômago e também é realizado um desvio no intestino. O Bypass Gástrico desempenha um papel importante na secreção de hormônios relacionados à fome, diminuindo o apetite e aumentando a saciedade, o que auxilia na perda de peso.

Além de segura e eficaz no tratamento da obesidade esta técnica também auxilia no controle do diabetes. O procedimento dura em torno de 80 minutos e o paciente pode retomar suas atividades poucos dias após a cirurgia.

Sleeve

Outra técnica utilizada para o tratamento da obesidade é a gastrectomia vertical, também conhecida como Sleeve. Este procedimento consiste na secção parcial do estômago do paciente; o corte é feito de maneira vertical e deixa o órgão em formato de tubo (semelhante a uma banana). Com a retirada do fundo gástrico o estômago detém um volume consideravelmente menor que o estômago normal e o procedimento também altera a liberação de hormônios que aumentam a saciedade e controlam os níveis de açúcar no sangue.

Não há uma resposta exata para a escolha da técnica a ser utilizada para tratar a obesidade, esta decisão é baseada nas condições de saúde do paciente e por meio de uma conversa franca ente paciente e cirurgião.

O CT Diagnóstico conta com Cirurgiões do Aparelho Digestivo especializados no tratamento cirúrgico da obesidade. Consulte um de nossos especialistas!