Incontinência fecal


Por filipe
18 de fevereiro de 2020

A incontinência fecal é caracterizada pela perda involuntária ou incapacidade de controlar a eliminação de fezes e gases, através do ânus. Tal condição traz consigo grande constrangimento, ansiedade e até mesmo o isolamento social.

Geralmente, a incontinência fecal atinge idosos acima dos 70 anos, apesar de também poder surgir em jovens e crianças, e pode ser provocada, principalmente, por alterações no funcionamento dos músculos que formam o reto e o esfíncter do ânus – causadas por parto, cirurgias ou problemas na anatomia da região – mas também pode ser desencadeada por diarreias, prisão de ventre, uso de determinados medicamentos ou doenças neurológicas, por exemplo.

O tratamento para incontinência fecal é muito importante para melhorar a qualidade de vida do paciente, sendo orientado pelo Coloproctologista, e inclui correções dos hábitos alimentares, ajustes de medicamentos que podem piorar os sintomas, exercícios de fisioterapia para recondicionamento do controle anal e, em alguns casos, cirurgia.